Sobre o Curso

Entre em contato!

Tire suas dúvidas conosco.

Apresentação do curso

A graduação em Ciência da Computação da Unesc tem ênfase no ensino, na pesquisa e extensão. O objetivo é formar profissionais capazes de projetar softwares (programas), organizar e desenvolver programas de acesso e controle de informações e dar suporte técnico em programas e equipamentos. O egresso é um profissional atuante, inquisitivo e pesquisador.

Diferenciais

  • Boa empregabilidade, pois é uma área inovadora e com grande abrangência;

  • Possui professores com dedicação exclusiva para a graduação em Ciência da Computação;

  • Infraestrutura com seis laboratórios equipados com ótimos equipamentos exclusivos para o curso;

  • Participação e/ou realização de seminários, encontros, congressos e cursos;

  • Incentivo para que o acadêmico seja incluído em projetos de pesquisa com bolsa de estudos;

  • O curso ainda promove o Congresso Sul Brasileiro de Computação (SulComp), qualificado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação.

O que você vai aprender?

O Bacharelado em Ciência da Computação capacita você para utilizar conhecimentos das técnicas inovadoras da área de tecnologia e informática. Desenvolverá uma postura de comprometido com a educação e com o ensino da área da Informática. No curso, aprenderá a desenvolver sistemas para diversas áreas e terá a possibilidade de criar novas tecnologias.

Além disso, o aluno aprenderá a ter comprometimento e clareza de ideias quanto à postura ético-profissional. Receberá habilidade profissional com forte embasamento interdisciplinar e habilidade profissional para ser pesquisador em centros tecnológicos. 

Mercado

O Bacharelado em Ciência da Computação permite que você atue em diversas áreas do mercado, pois é uma área inovadora e com grande abrangência. Os acadêmicos têm grandes oportunidades de emprego já durante o curso.

Uma das principais áreas é a de TI (Tecnologia da Informação) em empresas, fábrica de software própria, atuar na pesquisa, na educação e desenvolver sistemas para aplicação na computação.

Disciplinas

 

Exclusivo Acadêmico

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é desenvolvido nas 7ª, 8ª e 9ª fases.
Este trabalho foi coordenado pela Graduação, para elaboração de TCCs na Unesc.

O curso de Ciência da Computação da Unesc conta com projetos em andamento, tendo seu corpo docente participação em projetos institucionais, por meio de programas de pesquisa. Tais atividades, além de integrar os docentes com as tecnologias recentes, também criam oportunidades aos acadêmicos, os quais são integrados aos trabalhos e realizam seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

Os projetos institucionais são vinculados aos programas de pesquisa, como o Programa de Iniciação Científica do Artigo 170 (PIC 170), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UNESC), o Programa de Grupos Pesquisa (PGP) e o PIC FAPESC, entre outros.

Além de projetos relacionados aos programas de pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPEX), são desenvolvidos projetos vinculados aos órgãos de fomento nacionais, destacando-se a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Ministério da Saúde, entre outros.

As atividades de pesquisa no curso de Ciência da Computação permitem também oferecer oportunidades aos acadêmicos por meio de bolsas vinculadas aos programas de pesquisa da Instituição e aos demais órgãos de fomento. Grupos de pesquisa cadastrados na Plataforma Lattes:

As atividades complementares constituem-se em ações de ensino, pesquisa e extensão de caráter obrigatório, a serem desenvolvidas pelo aluno nos transcorrer do curso. Elas visam a flexibilizar o currículo pleno do curso e propiciar aos seus alunos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar.

As atividades complementares tem carga horária mínima de 180 horas, equivalentes a 12 créditos, devendo seu cumprimento distribuir-se ao longo de todo o curso. Estão divididas nas seguintes áreas, com as respectivas cargas horárias máximas:

  • Atividades de Pesquisa (60h/a)
  • Atividades de Extensão (60h/a)
  • Monitorias (60h/a)
  • Estágios Extracurriculares (60h/a)
  • Eventos Diversos promovidos pela Unesc (60h/a)
  • Eventos Diversos promovidos por outras Instituições (60h/a)
  • Disciplinas cursadas na Unesc e em outras IES (60h/a)
  • Resolução 18/2013/UNACET

A Biblioteca Central Prof. Eurico Back – UNESC, tem como missão “Promover com qualidade a recuperação da informação, com enfoque no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, associando tecnologias e atendimento humanizado.”

De livre acesso às estantes, a Biblioteca está instalada em uma área de 2.688,50m². O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 22h40 e aos sábados das 8h às 17h.

O acervo de livros, periódicos e multimeios, bem como os serviços de processamento técnico, consulta à base local, registro de periódicos, empréstimo, renovação, devolução e reserva estão totalmente informatizados pelo Programa PERGAMUM, o qual foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da PUC/Paraná - PUCPR. A localização das obras se dá por autor, título, assunto ou palavra-chave.

A Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central tem como objetivo definir e implementar critérios para o desenvolvimento de coleções e a atualização do acervo.

O acervo da Biblioteca é composto por 81.162 títulos e 165.470 volumes de livros, possui 63 assinaturas de periódicos, e acesso a mais de 150 bases de dados pelo Portal de Periódicos da CAPES e outras bases de acesso público. Possui assinatura da Minha Biblioteca, uma base de dados com mais de 10.300 e-books, além das bases de dados UpToDate e RT-Online.

Periódicos Online

Consulta ao acervo

Dados do curso

Ingresso

Entrada nos processos seletivos de Inverno e Verão.

Processos seletivos

Ingresso por meio de Vestibular e/ou via histórico escolar, no Escolha Unesc.

Investimentos

O contrato de mensalidade para os acadêmicos calouros e veteranos para o semestre descreve os encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos, incluindo mensalidade, taxas de matrículas, os respectivos reajustes e todos os ônus incidentes durante o período de sua graduação.

Valor da mensalidade* para ingressantes em 2022/1: R$ 1.135,25

*Este valor aplica-se as disciplinas previstas para a 1ª fase conforme Matriz Curricular.

Contato

Coordenador

Luciano Antunes

Coordenador Adjunto

Rogério Antônio Casagrande

Recepção

Margarete Dagostim

(48)3431.2523

Local

Bloco XXI-B, 2º Piso

Horário:

de Segunda a Sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h ás 22h.

E-mail

dcc@unesc.net