Entre em contato!

Tire suas dúvidas conosco.

Apresentação do curso

A graduação em Design da Unesc tem ênfase em Projeto de Produtos. O objetivo é formar profissionais qualificados para atender a demanda em diversos segmentos industriais. Egressos do curso conquistam uma formação completa, focada na inovação tecnológica e na resolução de problemas.

A proposta principal das atividades pré-profissionais é estreitar o caminho entre o “pensar” e o “fazer” como preconizado desde o surgimento das primeiras escolas de Design, num processo mais aberto e colaborativo, onde o resultado certamente irá promover o diálogo maduro com a iniciativa privada. Desta maneira, se constroem novos caminhos para um processo inovador de desenvolvimento de produtos úteis e sustentáveis no cenário catarinense. O curso tem duração de quatro anos e é oferecido no turno da noite.

Diferenciais

  • Disciplinas projetuais, com experimentação teórico-prática, desde o primeiro semestre do curso. A atual matriz acrescentou disciplinas da área gráfica para estimular ainda mais o desenvolvimento de competências nos futuros profissionais;

  • Dupla titulação com a Universidade de Avellaneda, na Argentina. 
    Parceria com indústrias da região, o que permite pesquisa aplicada de novos produtos com base em situações reais;

  • Oportunidade de atuar em diferentes campos de experimentação, como movelaria, acessórios de moda, calçados, revestimentos cerâmicos, embalagens, tecnologias assistivas, etc;

  • Processo de criação colaborativo e inovador com o objetivo de desenvolver produtos úteis e sustentáveis no cenário catarinense;

  • Estímulo às ações empreendedoras dos acadêmicos;

  • Participação em concursos nacionais e internacionais;

  • Corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores.

O que você vai aprender?

O Bacharelado em Design capacita você para utilizar conhecimentos científicos, tecnológicos e de metodologias de projetos, sendo possível aplicá-los à indústria, à produção artesanal ou à prestação de serviços. No curso, aprende-se a projetar e conduzir experimentos, bem como a interpretar resultados.

Além disso, você será capaz de avaliar o impacto das atividades nos contextos social, econômico e ambiental, de forma que projetos e produtos tenham viabilidade financeira e sustentabilidade em todas as etapas. Essa atuação leva em conta também a ética e a responsabilidade profissional.

As disciplinas de Projeto de Produto são os conectores entre o repertório acadêmico e o contexto industrial e de negócios do ecossistema local, permitindo um ambiente de experimentação e aplicação prática de design e inovação permeando uma sinergia entre as empresas e alunos durante o processo.

São projetos realizados nos campos de experimentação em desenvolvimento de design de produto como, por exemplo, movelaria, acessórios de moda, calçados, revestimentos cerâmicos, embalagens, acessórios e tecnologias assistivas. Estes projetos onde empresas oportunizam uma parceria em diversos campos de pesquisa e experimentação, são também agentes ativos e participativos no processo de Design.

Mercado

O Bacharelado em Design com ênfase em Projeto de Produtos permite que você atue em diversas áreas do mercado. O foco está no desenvolvimento e na fabricação de bens que diminuam o impacto ambiental e melhorem a qualidade de vida dos usuários.

Designers trabalham em equipes multidisciplinares. Podem se inserir em campos como engenharias, informática, ergonomia, medicina, moda, metal mecânico, mobiliário, cerâmico, de embalagens, de transportes, de revestimentos, de produtos esportivos e de lazer, entre outros.

O uso de metodologias processuais permite uma abordagem sistêmica aos problemas. Em outras palavras, o profissional avalia diferentes aspectos de um fenômeno e pode, a partir daí, propor soluções que garantam o máximo de eficiência com o mínimo de recursos. Trata-se de uma demanda cada vez mais importante na economia global.