Sobre o Curso

Entre em contato!

Tire suas dúvidas conosco.

Apresentação do curso

A graduação em Engenharia de Materiais oferece a formação completa envolvendo os processos de fabricação, controle, pesquisa e desenvolvimento dos diferentes tipos de materiais. Os engenheiros formados terão compreensão dos três principais grupos de materiais: metais, plásticos (polímeros) e cerâmicos, além de biomateriais e materiais compósitos.

Diferenciais

  • O curso dispõe de laboratórios que permitem integrar prática e teoria, com equipamentos modernos;

  • O projeto político-pedagógico prioriza o contato do aluno com o meio profissional;

  • Possibilidade de participação dos alunos em atividades de pesquisa tecnológica com empresas e institutos de pesquisa e com oportunidade do recebimento de bolsas de projeto;

  • Oportunidade de participação em grupos e temáticas multidisciplinares no desenvolvimento de trabalhos técnicos;

  • Formação técnica de alto nível que permite ao aluno optar por diferentes setores industriais para trabalhar;

  • É uma das Engenharias que mais recebem atenção em programas de financiamento do Governo Federal, devido a sua importância tecnológica no desenvolvimento do país;

  • O curso de Engenharia de Materiais da Unesc é o único da região Sul de Santa Catarina e da região Norte do Rio Grande do Sul;

  • Corpo docente altamente qualificado, composto integralmente por mestres e doutores, que desenvolvem pesquisas tecnológicas nas indústrias, principalmente de plásticos, cerâmicas e metal-mecânicas;

  • Possibilidade de interações multidisciplinares com a área da saúde e outras;

  • Possibilidade de estágio no polo industrial cerâmico, metalmecânico e de transformação de polímeros da região desde o início do curso.

O que você vai aprender?

O Bacharelado em Engenharia de Materiais capacita você para ter entendimento das propriedades dos principais materiais de engenharia disponíveis atualmente, referente às suas características e possíveis aplicações. No curso, aprende-se técnicas de controle de processos industriais, utilizados na produção de revestimentos cerâmicos, de fundições e metalúrgicas, de polímeros (plásticos), de descartáveis, filmes plásticos, embalagens, entre outros.

Dentro da indústria o profissional pode atuar tanto na área produtiva como também em projetos. Desenvolvimento de sistemas de proteção a corrosão em metais, desenvolvimento de melhorias nos pisos cerâmicos ou ainda melhoria e funcionalização dos polímeros, são alguns dos desafios atuais da profissão no meio industrial.

O curso baseia sua trajetória pedagógica na busca do saber das três grandes classes dos materiais, e posteriormente, dos materiais mais atuais como os compósitos e biomateriais. Devido a sua grande abrangência a Engenharia de Materiais se encontra na fronteira do conhecimento das mais variadas profissões, afinal, para o cirurgião implantar uma prótese, em algum momento alguém teve que desenvolver o material; para um atleta poder correr mais rápido, foi necessário o desenvolvimento de novos materiais para fabricar sua vestimenta; ou para uma nave espacial poder ir e voltar do espaço um série de inovações tiveram que ser desenvolvidas para preservar a integridade da espaçonave durante a viagem.

Compreender os materiais e aprender a modificá-los conforme sua necessidade é o que diferencia o Engenheiro de Materiais. Você será capaz de, a partir do desenvolvimento do saber crítico e de ferramentas de engenharia, atuar diretamente com pesquisar em centros de excelência, na indústria tanto na produção quanto na pesquisa e desenvolvimento, ou ainda ser profissional liberal prestando consultoria e perícias. Essa atuação leva em conta, também a ética e a responsabilidade profissional.

Mercado

O Bacharelado em Engenharia de Materiais permite que você atue em diversas áreas do mercado. O foco está no gerenciamento e desenvolvimento de processos industriais, de produtos e serviços, seja na área de plásticos, de metais ou de cerâmicas.

Podem se inserir em campos como indústrias de revestimentos cerâmicos, de fabricação de vidros e vidrados, indústrias metal-mecânicas, de embalagens plásticas, de descartáveis, automobilísticas, siderúrgicas, fundições, petroquímicas, centros de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, poderá participar de concursos públicos para atuar como perito junto às diferentes instituições no Estado.