Sobre o Curso

Entre em contato!

Tire suas dúvidas conosco.

Apresentação do curso

A graduação em Engenharia Mecânica da Unesc forma profissionais com um perfil generalista e empreendedor, capacitando-os para atuar na maioria das áreas de competência do curso, incluindo: planejamento, projetos, dimensionamento e especificação de mecanismos, máquinas, motores e sistemas complexos. O curso é desenvolvido de forma a integrar a teoria e a prática, com professores qualificados e uma estrutura de laboratórios atualizada.

Diferenciais

  • O egresso estará preparado para iniciar sua carreira profissional nas diversas áreas da Engenharia Mecânica, devido à sua formação generalista e empreendedora. Isto é um importante fator, pois a região Sul de Santa Catarina – bem como o Norte do Rio Grande do Sul – são compostos por diversas empresas, com área de atuação variada. Estas abrangem desde o setor metalmecânico, de plásticos, cerâmico, além das indústrias de alimentos e agrícola e carecem de profissionais para o desenvolvimento, manutenção e aprimoramento do seu cenário de atuação. 

O que você vai aprender?

O Bacharelado em Engenharia Mecânica capacita você para projetar e fabricar máquinas e equipamentos, e a atuar em e projetar instalações e processos industriais. No curso aprende-se a fazer consultoria técnica em projetos e instalações mecânicas, o gerenciamento e o controle de qualidade industrial.

Um engenheiro mecânico poderá gerenciar projetos, dimensionar instalações e desenvolver novos produtos, além disso, cabe a este profissional: supervisionar os processos de fabricação, a montagem e a manutenção industrial.

Além disso, você será capaz de enfrentar com competência os desafios no âmbito da Engenharia Mecânica, principalmente os novos desafios da indústria 4.0. Essa atuação leva em conta, também a ética e a responsabilidade profissional

Mercado

O Bacharelado em Engenharia Mecânica permite que você atue em diversas áreas do mercado. O foco está na atuação na indústria, com processos mecânicos, metalúrgicos, siderúrgicos, empresas automobilísticas, têxteis, de energia e em todas as outras indústrias nas áreas de projetos, instalações, operação e manutenção.

 

Os profissionais formados podem se inserir em campos como serviços, prestando consultoria e assessoramento, em instituições científicas e de pesquisa e em estabelecimentos de Ensino Técnico e Superior.