Sobre o Curso

Entre em contato!

Tire suas dúvidas conosco.

Apresentação do curso

O curso de Licenciatura em Física constrói-se pela via do compromisso social, capaz de recriar novas possibilidades de superação de problemas e desafios na sociedade e na educação básica, de modo a propiciar um novo caminho para além do “esgotamento de tudo o que uma escola de educação básica possa oferecer aos seus alunos”.

Diferenciais

  • Corpo docente qualificado, formado por professores especialistas, mestres e doutores que se atualizam constantemente, mediante participação em Programa de Formação Continuada da Unesc e em cursos, seminários e congressos;

  • Realização e/ou participação em fóruns, congressos, simpósios, seminários e cursos;

  • O curso, juntamente com o grupo de professores, busca sempre estar atualizado, participando de iniciativas com o objetivo de aperfeiçoamento profissional.

O que você vai aprender?

Busca-se iniciar a formação de um sujeito capaz de fazer uma intervenção social por meio de seu trabalho que abrange as questões: ambientais, políticas, sociais e econômicas. Tendo o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Aprenderá a elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Física para educação básica.

Saberá como analisar, selecionar e produzir materiais didáticos.

Terá conhecimento técnico para analisar criticamente propostas curriculares de Física para a educação básica.

Desenvolverá estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento físico dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos.

Aprenderá a perceber a prática docente de Física como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente.

Contribuirá para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

Mercado

Ensino Fundamental e Médio são as principais áreas da Licenciatura em Física. O curso proposto pela Unesc vem atender a uma demanda reprimida que não encontra espaço na região por falta de oportunidade, orientando-se pela perspectiva da Política Nacional de Formação de Professores, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Física.