Sobre o Curso

Entre em contato!

Tire suas dúvidas conosco.

Apresentação do curso

Ao longo de seus 25 anos de trajetória, o curso buscou ser um espaço cada vez mais plural, em que todos sejam bem-vindos e se sintam acolhidos. No curso de História da Unesc, você desenvolverá uma série de atividades em sala de aula, juntamente com a possibilidade de desenvolver estágios obrigatórios e não obrigatórios, iniciação à docência, iniciação à pesquisa, viagens de estudo, eventos científicos e culturais.

Diferenciais

  • Para garantir uma formação mais ampla e sólida, que diversifique o processo de ensino aprendizagem, as atividades contam com o apoio de vários laboratórios e grupos de pesquisa, nos quais você poderá exercer atividades de ensino e pesquisa sob a orientação de professores do curso: Centro de Memória e Documentação da Unesc (Cedoc);

  • Laboratório História Oral, Imagem e Som; Laboratório de Educação para o Patrimônio;

  • Laboratório de Conservação e Restauro; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis); Núcleo Interdisciplinar Estudos de Gênero; Grupo de Pesquisa História Econômica e Social de Santa Catarina; Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural, História e Memórias e Grupo de pesquisa História e Memória da Educação.

  • O acadêmico poderá realizar uma série de ações extracurriculares, como as viagens de estudos para diversas regiões do país e concessão de bolsas no exterior. Por meio delas, você terá contato com Museus, Galerias de Arte, Sítios Arqueológicos e Cidades Históricas.

  • Corpo docente é formado por mestres e doutores, com ampla experiência na área de História, que realizam uma série de ações educativas e de pesquisa das quais você poderá participar e/ou desenvolver.

O que você vai aprender?

O curso de Licenciatura em História possui disciplinas que objetivam formar um profissional com habilidades e competências para atuar tanto no ensino como na pesquisa, tendo em vista uma ação transformadora da realidade social. As disciplinas garantem a pluralidade de conhecimento requerida para a atuação em espaços formais e não formais de educação. 

Além da experiência em sala de aula, o curso oferece a possibilidade de você participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, como: Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), Programa de Residência Pedagógica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Estas ações, possuem a intenção de aproximar o estudante de outros espaços formativos, diversificando as experiências e ampliando as possibilidades de atuação depois de formado.

Mercado

O profissional com formação em História encontra-se ligado a área do magistério, podendo exercer essa atividade nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e, também, nos estabelecimentos de Ensino Superior, quando portador de diploma de pós-graduação. O campo de pesquisa tem aberto novas portas como trabalhos de consultoria para cinema e televisão, em minisséries e novelas e, também, em instituições que se dediquem a trabalhar com fenômenos sociais atuais, cuja as perspectivas históricas, aportam novas abordagens.

Outros campos de atuação são: Arquivos (públicos e privados), Museus, Memoriais, Centros de Documentação, bibliotecas, administração pública, Centros de Memória, perícia técnica (demarcação de quilombos e áreas indígenas, por exemplo), assessoria política, consultoria e assessoramento em áreas diversas.