Química

Entre em contato!

Tire suas dúvidas conosco.

Apresentação do curso

O curso de Licenciatura em Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense busca promover uma sólida formação teórica, metodológica e pedagógica no campo da Química e da educação, a fim de qualificar e capacitar professores e pesquisadores a partir de uma concepção crítica e plural. No curso de Química você terá acesso a uma formação acadêmica que irá lhe ensinar os principais fundamentos da Química, aplicações, elementos da natureza, etc. Além disso, terá uma gama de disciplinas sobre didática, técnicas de ensino, práticas e tudo mais que envolve o ato de ensinar. Durante o período de graduação você poderá desenvolver estágios obrigatórios e não obrigatórios, ter acesso a projetos de docência, pesquisa e extensão e usufruir de toda estrutura da UNESC, bem como os laboratórios de química, incubadoras, laboratórios de informática, acesso ao IPARQUE, salas de estudo e biblioteca.

Diferenciais

  • Corpo docente qualificado, formado por professores especialista, mestre e doutores que se atualizam constantemente, mediante participação em Programa de Formação Continuada da UNESC e em cursos, simpósios e seminários e congressos;

  • Realização e/ou participação em fóruns, congressos, simpósios, seminários e cursos;

  • Laboratórios qualificados para realização de atividades práticas experimentais diferenciadas;

  • O curso, juntamente com o grupo de professores, busca sempre estar atualizado, participando de iniciativas tecnológicas com o objetivo de aperfeiçoamento profissional.

O que você vai aprender?

Ao longo do Curso de Licenciatura em Química você terá capacitação para atuar na área da Educação Básica, em ensino, pesquisa e extensão educacional. Receberá formação e disseminação do saber da Química nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins, além de poder coordenar atividades de popularização da Química. Será capaz de planejar e confeccionar material didático para ensino-aprendizagem da Química, contribuindo assim, na melhoria do processo educativo como um todo.

Mercado

O Licenciado em Química pode atuar em instituições de ensino, incluindo as de Educação Básica, como professor; em indústrias químicas, petroquímicas, de alimentos e bebidas, de papel e celulose, de cerâmica, de fármacos, têxtil, de pigmentos e tintas, de plásticos e cimento; na área comercial, com vendas, representação e assistência técnica.

Perfil do Profissional

O Egresso do Curso de Licenciatura em Química, terá uma formação sólida e abrangente nos conteúdos que contemplam os vários ramos da Química, na formação dos aspectos pedagógicos e, permitindo uma ação profissional com ética, responsabilidade e de caráter inovador, sendo um motivador da pesquisa e do conhecimento.